Vereador Helio Godoy defende pagamento de incentivo a quem preservar nascentes de água
O vereador Helio Godoy (PSD) defende que a cidade tenha uma política de incentivo aos proprietários de áreas em que existam nascentes e outros cursos naturais de água. “Hoje, em razão das secas, todos os municípios foram alertados para o problema da água e a falta de investimento no setor. E isso chama a atenção para a necessidade de uma política preventiva e de investimentos nos recursos hídricos”, disse Godoy.
O vereador comenta que veio a tona no 58º Congresso dos Municípios, que se realiza em Campos do Jordão, uma preocupação comum entre os participantes com o problema da falta de água para abastecimento devido à estiagem.
Em palestra, o ex-prefeito da Capital, Gilberto Kassab, disse “que para evitar a crise do fornecimento de água, que ameaça alguns municípios e especialmente São Paulo, o Estado deveria ter já construído duas vezes mais que a capacidade do sistema de Cantareira.” E igualmente ter evitado invasões como da represa Guarapiranga, “aos quais Kassab ofereceu moradias populares para retirá-los de lá”, disse Godoy.
Godoy comentou também a experiência de municípios que já adotam o programa de incentivo à preservação de águas. E citou o exemplo de município de Extrema, Minas Gerais, na divisa com São Paulo: “nessa cidade, a água é vista como um ativo econômico tão importante quanto a pecuária e a lavoura. Por isso, o produtor rural é remunerado para que preserve as nascentes em suas propriedades.”
“Todas essas questões deverão ser debatidas quando estivermos analisando o Plano Diretor. Eu irei a Extrema conhecer os projetos ali implantados e trazer essa experiência a Sorocaba. Vamos conhecer o projeto de levantamento das nascentes e cursos de água. Ampliar as áreas com cobertura vegetal em torno de rios, córregos, minas, a fim de evitar a degradação, preservando importantes recursos hídricos, como o Rio Pirajibu e também o Ipaneminha, entre outras tantas fontes naturais de nosso município.”
Reuso da água em Sorocaba
O vereador já é autor da lei 9.970, de 8 de março de 2012, que obriga a conservação, uso racional e reuso de água em edificações de Sorocaba, cujo objetivo principal é garantir um abastecimento melhor da população.
Ele disse que vai cobrar o cumprimento da legislação. “Economizar água, fazendo uso responsável, é obrigação de todos e vamos cobrar porque nossa lei trará resultados importantíssimos”.
A lei determina que se comece esta prática nos prédios públicos municipais, tais como nas escolas, onde a água utilizada em bebedouros e lavatórios por milhares de crianças deverá ser reutilizada para descargas em sanitários e na limpeza de pátios e salas de aula, economizando a água tratada.