Vereador Godoy retoma discussão sobre trens de carga na cidade
Um incidente na manhã desta sexta-feira – com a morte de um homem próximo à Vila Tupã – mobilizou a polícia, equipes de resgate, atraiu a atenção de dezenas de moradores e motivou o vereador Helio Godoy (PSD) a retomar a discussão sobre o problema dos trilhos no perímetro urbano. Em 2011/2012, Godoy havia criado e presidido uma Comissão Especial na Câmara para analisar a situação, depois de vários acidentes, como o descarrilamento de vagões carregados com combustíveis, no Jardim Humberto de Campos.
A onda de saques às composições e os transtornos ao trânsito, além da poluição visual e sonora reforçaram a necessidade de se buscar solução para o que se tornou um dos principais problemas do cotidiano de Sorocaba, uma vez que a linha férrea corta, secciona a cidade. Há poucas passagens, o que causa estrangulamento no tráfego e vários acidentes, como os caminhões entalados sob os trilhos na Praça da Bandeira, no centro.
A falta de limpeza e o mato alto ao longo dos trilhos fazem da área esconderijo de marginais, além de facilitar a proliferação de animais peçonhentos.
Na época, foram realizadas audiências públicas com a participação de autoridades, especialistas, cidadãos e diretores da ALL – América Latina Logística, concessionária que opera a ferrovia. Ficou claro que a Defesa Civil não estava preparada para um eventual acidente de grandes proporções.
Dados apresentados pela a ALL mostraram que a velocidade média dos trens no perímetro urbano não passa de 9 km por hora, o que aumenta o tempo de exposição ao barulho, prejudicando as aulas nas escolas próximas aos trilhos. “Mas a maior preocupação, diz Godoy, é mesmo com os acidentes. Se os vagões tivessem descarrilado perto de uma escola e pegado fogo, as consequências poderiam ter sido desastrosas.”
“Fruto daquelas discussões – acrescenta Godoy – a própria ALL apresentou à Prefeitura e ao DNIT um estudo sobre um provável traçado de anel ferroviário”.
Agora, Helio Godoy vai retomar o trabalho da Comissão, uma vez que, com a criação da região Metropolitana (sancionada pelo Governador Alckmin neste sábado), a mudança do traçado na linha, além de resolver um dos principais problemas de Sorocaba, poderá atender de forma mais eficaz a necessidade das indústrias e beneficiar o desenvolvimento das demais cidades da região”, conclui Godoy.