“Sorocaba tem de fazer um grande mutirão de limpeza e de combate ao mosquito da Dengue”.

Essa foi uma das sugestões de Helio Godoy (PSD) na reunião dos vereadores, nessa terça-feira, 10/2, com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o novo secretário municipal da saúde, Francisco Antonio Fernandes.clip_image002

Solicitado pela Câmara, o encontro, no gabinete do prefeito, também reuniu, além da maioria dos vereadores, os secretários de Governo, João Leandro; da Fazenda, Aurílio Caiado, e de Comunicação, Rodrigo Maldonado.

Nos últimos meses, segundo os vereadores, aumentou muito a quantidade de reclamações dos moradores em relação ao atendimento na saúde em Sorocaba, a começar pela demora nos pronto-atendimentos e marcação de consultas.

O prefeito Pannunzio e o Secretário Francisco informaram que já estão sendo feitas tratativas com o Governo do Estado para articulação das duas centrais de regulação para ampliar o número de consultas e reduzir o tempo de espera na fila. O secretário comprometeu-se ainda em estudar o pedido dos vereadores para a retomada do atendimento infantil no PA da Zona Norte. A sugestão é que se faça um acolhimento, medicação e atendimento prévio às crianças para, só depois, conforme o caso, encaminhar à Santa Casa.

Na reunião, os vereadores também receberam informações e pedidos do secretário de fazenda, Aurílio Caiado. Ele demonstrou que as despesas com a área de saúde aumentaram para 500 milhões por ano, o que representa 30 por cento do orçamento da Prefeitura, com pouca participação federal e estadual. Por isso, pediu aos vereadores que também defendam junto aos seus partidos, no congresso, assembleia legislativa, ministério e secretaria estadual de saúde, a necessidade de mais repasses de verbas dos governos da União e do Estado para o Município.

Mutirão de limpeza, eco ponto e contêineres

“O secretário Francisco, é conhecido, é sorocabano, tem credibilidade e certamente terá apoio da Câmara para fazer as mudanças necessárias para melhor o atendimento à nossa população”, opina Helio Godoy. “Mas as melhorias não dependem só da Secretaria da Saúde: a cidade está muito suja, infestada de dengue, e por isso as secretarias de obras e de serviços públicos deveriam promover mutirões de limpeza e atuar mais firmemente na remoção e combate aos depósitos clandestinos de lixo espalhados por toda a cidade. Na Vila Barão, Nova Esperança e Humberto de Campos, por exemplo, há muito lixo pela rua. Não por coincidência, o número de casos de dengue nessa região já passa de 120”, disse o parlamentar.

Além de defender a realização de um grande mutirão e de pedir ao prefeito Pannunzio que determine às demais secretarias e ao SAAE uma ação imediata para a limpeza dos córregos e áreas públicas, Godoy aproveitou a reunião para também solicitar “a volta e ampliação dos eco pontos nos bairros e a instalação de contêineres de grande porte, em pontos estratégicos, para a coleta do lixo, de modo que a população tenha onde depositar os detritos, sem ter que armazenar nos quintais ou jogar em terrenos e nas ruas ou, o que é pior ainda, em áreas verdes ou de mananciais”, conclui.