Meio ambiente e qualidade de vida

“É preciso proteger as nascentes e córregos…

Projeto Conservador das Águas, proposto por Helio Godoy, prevê incentivo financeiro a proprietários rurais e urbanos para a preservação dos mananciais.

wallpaper-cachoeira-com-folhas-5201 “O uso de produtos químicos no campo e nas cidades e a exploração sem controle de poços e sistemas de irrigação comprometem, cada vez mais, o lençol freático e os reservatórios”, afirma Helio Godoy na justificativa do Projeto que apresentou na Câmara. “Sorocaba, como sede de região metropolitana,  deve servir de referência na preservação das fontes naturais de água. Mas isso só será possível com o envolvimento de toda a sociedade. Vamos fazer um levantamento das nascentes e cursos de água e propor a ampliação das áreas com cobertura vegetal em torno de rios, córregos e minas,  a fim de garantir a preservação dos nossos recursos hídricos.” Helio Godoy defende que, além de Sorocaba, “os rios de toda a região devem ser mais bem preservados, para garantir água potável, de vital importância para as famílias e evitar os problemas verificados em municípios vizinhos e na grande São Paulo, por exemplo”, ressalta.

… e incentivar o consumo racional da água…

Lei de Helio Godoy (nº 9.970, de oito de março de 2012) já obriga a conservação, uso racional e  reuso em edificações municipais de Sorocaba.

“Economizar água, fazendo uso responsável, é obrigação de todos, e vamos cobrar porque nossa lei trará resultados importantíssimos”, diz Helio Godoy, acrescentando que esta prática tem de começar pelos prédios públicos municipais, como as escolas, reutilizando a água dos bebedouros e lavatórios para as descargas sanitárias e limpeza de pátios e salas de aula e, como isso, economizando a água tratada.  “Mesmo a cidade não estando ameaçada de colapso no curto e médio prazo, é preciso pensar no futuro, uma vez que a represa de Itupararanga está próxima do seu limite de fornecimento”, argumenta. Helio Godoy revela que  “há informações de que muitos poços artesianos estão esgotados e já se notam falhas ou suspensão no fornecimento de água em várias regiões da cidade, incluindo as zonas industriais, causando também problemas à produção das empresas”. 

… cuidando bem dos animais!”

helio-com-cachorro Atuante na defesa  e proteção animal, o vereador Helio Godoy é o autor na lei nº 8354/2007 que  dispõe  sobre  o controle da população animal, prevenção e controle de zoonoses, pondo fim  à matança de animais que era feita no Canil Municipal de Sorocaba. Para elaborar a lei, Helio Godoy se reuniu e recolheu sugestões de entidades protetoras e visitou cidades vizinhas que desenvolvem programas considerados exemplares em relação aos animais.

Novo Canil Municipal

Igualmente, Helio Godoy trabalha visando a construção de um novo Canil na cidade. “Já conseguimos a reforma do canil,  com salas de castração, porém ainda faltam  melhorias  estruturais para o trabalho da equipe de Zoonoses, além de locais adequados para os animais, como baias, gatil e canil. Sabemos que a Prefeitura tem um projeto para o novo Canil, mas depende de verbas estaduais e federais. Vamos lutar para sua efetivação, para esta conquista que vai permitir mais cuidado e atenção para com os animais”, relata Godoy.

A Lei também obriga a implantação do RG, castração, vacinação e microchipagem dos animais, para facilitar o controle. Isso vai  proteger tanto o animal como a população, evitando a transmissão de doenças e facilitando o controle das zoonoses. Com o chip, os animais perdidos poderão ser encontrados mais facilmente pelos donos, reduzindo custos para o poder público na Zoonoses. As famílias também passam a sentir mais segurança no trato com seu animalzinho de estimação”, garante Helio Godoy.