Helio Godoy debate propostas e políticas públicas para os jovens em encontro no Espaço Republicano
Na noite desta quarta-feira, 13/7, cerca de 100 jovens se reuniram no Espaço Republicano para discutir as propostas e apresentar sugestões ao pré-candidato pelo PRB à Prefeitura de Sorocaba, Helio Godoy. Formação profissional, geração de emprego e renda e melhorias no transporte coletivo, na educação e da saúde estiveram na pauta.
Vanessa, moradora do Ipiranga e que em breve vai se mudar com a família para o Residencial Viver Melhor, quis saber, por exemplo, o que Helio Godoy pensa sobre o fechamento das oficinas do saber e das unidades do Sabe Tudo. “Minha filha ficava na escola o dia todo; aprendia e praticava atividades físicas, como o judô. Agora, terminada a aula , tem de voltar pra casa. Isso está gerando muito descontentamento nas crianças e nas mães”, argumentou.
Godoy concordou com Vanessa. Lamentou que a municipalidade tenha chegado a este ponto e garantiu que os bons projetos serão mantidos ou retomados, além de implantar novas ações afirmativas em todas as áreas em que o Poder Público pode atuar diretamente ou apoiando ou fomentando parcerias.
Aproveitando o questionamento de Thayna sobre a ligação de Sorocaba e São Paulo por trem, Godoy argumentou que o transporte coletivo e a mobilidade urbana requerem medidas arrojadas e corajosas. “O trem é um projeto do Governo do Estado que não sai e pelo visto não vai sair do papel tão cedo”. Como o metro e o VLT (veículo leve sobre trilhos) são inviáveis economicamente e o modo BRT (corredor e ônibus exclusivos) implica muitas interferências no sistema viário, “a cidade precisa discutir e encontrar outras saídas para desafogar o trânsito e melhorar o transporte coletivo. Uma das sugestões é retirar os trens de carga dos bairros e da região central e dar uma nova utilização para o espaço hoje ocupado pelos trilhos. Fazer ligações por viadutos ou mesmo subterrâneas e, ao mesmo tempo, incentivar a troca dos carros pelo transporte público. Nos últimos vinte anos, o número de carros mais que triplicou e o de passageiros nos ônibus praticamente se manteve o mesmo. Mas podemos mudar esta realidade. Hoje, há tecnologias que podem ajudar a melhorar o transporte coletivo e a mobilidade urbana”.
Durante o encontro, o pré-candidato a prefeito pelo PRB também falou sobre outras propostas inovadoras, como a descentralização da administração (com a criação de sete subprefeituras), a revitalização da região central e a dinamização da saúde e da educação. “Tudo com a efetiva participação da população, seja diretamente, por meio das ferramentas de interatividade que vamos implantar, ou por meio dos conselhos de gestão, aconselhamento e avaliação das políticas públicas”.
Disse ainda que “as medidas devem ser interdisciplinares, ou seja, levando em conta toda a comunidade e todas as áreas. Não dá pra melhorar a saúde, por exemplo, apenas com ações e investimentos nos postos de saúde e na rede de atendimento. Além de reforçar a atenção básica e a prevenção, como a retomada do programa médico da família, é necessário um programa abrangente, começando pelas escolas, de modo que as crianças sejam replicadoras de hábitos saudáveis. É preciso garantir ainda saneamento básico e moradias dignas para as famílias, além de estimular a prática de esportes e de atividades recreativas e de lazer.”
O presidente municipal do PRB, vereador Irineu Toledo, também participou do encontro e discorreu sobre a questão do lixo produzido no município. A proposta é a criação de usinas de compostagem e geração de energia a partir dos resíduos sólidos e orgânicos, o que geraria renda para os coletores e também para o município, que poderia utilizar a energia gerada pelas usinas.
Voltando a abordar temas relacionados aos jovens, Helio Godoy disse que “serão organizadas Conferências Anuais, para discutir as políticas públicas desde a primeira infância. É fundamental criar ações afirmativas e de estímulo à pratica esportiva, artística e cultural. Para tanto, pretendemos revitalizar e implantar novos centros comunitários, que devem funcionar (também à noite, feriados e finais de semana) como espaço de esporte, lazer e cultura, sempre com a orientação e supervisão de profissionais devidamente capacitados e preparados. Além de tirar os jovens das ruas e das influências nocivas, este programa de inclusão ajudará, certamente, na descoberta e incentivo a muitos talentos artísticos e esportivos”.
Também foram apresentadas e discutidas propostas visando a promoção da saúde dos jovens, com foco na prevenção de acidentes, contágio por doenças sexualmente transmissíveis e consumo de drogas e álcool.
Os temas mais questionados pelos jovens foram a formação profissional e a geração de emprego. Matheus Post, por exemplo, quis saber sobre a possibilidade de ser criado um cursinho pré-vestibular gratuito. Godoy disse que esta é uma ideia que deverá ser aprofundada e incluída nas suas propostas. Como há restrições legais, uma das possibilidades é fomentar parcerias com organizações sociais. Godoy assegurou que pretende fomentar a criação de cursos técnicos específicos para as diversas atividades econômicas desenvolvidas no município, como a manutenção de aeronaves, por exemplo.
“É necessário que o Poder Público Municipal assegure a inclusão social, atendendo a todas as características de sua população e que, além dos jovens, sejam estabelecidas políticas especiais para as mulheres, idosos e portadores de necessidades especiais, assim como de combate ao racismo e à homofobia. Todas as representações e grupos sócio-econômicos deverão ser tratados com o cuidado e a atenção que cada terminologia merece”, disse Godoy, acrescentando que “é preciso respeitar as individualidades e, acima de tudo, a Constituição e as leis. Vamos ouvir e debater ideias e propostas com todos os segmentos da nossa comunidade. Começamos pelos jovens e na próxima sexta-feira nos reuniremos com um grupo de mulheres de toda a cidade”, concluiu.