Helio Godoy nasceu em Itaporanga, na área rural da pequena cidade do Sudoeste Paulista, em 1964, no dia 2 de abril, em pleno Golpe Militar. No mesmo ano, na Abadia de Itaporanga, foi batizado com as bênçãos do Padre Estevan e de seus padrinhos Tarcila e Zé Benini.
A infância de Helio foi ao lado dos 12 irmãos, sendo filho do meio. Sempre respeitoso e amado pelos pais Pedro Preto Godoy e dona Tereza. Ele cursou até a 4ª série da escolinha rural e depois foi trabalhar com o pai no campo, como fizeram seus irmãos.
Acidente de trabalho queima seu corpo
Aos 18 anos, Helio trabalhava no campo na Fazenda Chamorro, quando sofreu um acidente gravíssimo que mudou sua vida e da sua família. Ele trabalhava com o seu pai com um trator e o óleo diesel à época estava misturado com álcool. Por desconhecimento, Helio riscou um palito de fósforo próximo ao combustível, o que causou uma explosão, causando queimaduras profundas em todo o seu corpo.
Ele ficou um ano internado no Hospital da Clinicas em São Paulo, aos cuidados do médico e professor Raul Couto Sucena com dor e sofrendo a falta da família. Porém, apesar da solidão, nunca deixou ter muita esperança e fé em Deus.
Toda essa tragédia somente trouxe mais força para o jovem Helio, que nunca se abateu diante da adversidade e sua fé em Deus aumentou.
“Fui superando todos os obstáculos encontrados, pois sempre Deus tem colocado alguém a me ajudar nas piores dificuldades”, agradece Helio Godoy.
Trabalho na cidade
Helio não tinha profissão e precisava trabalhar em São Paulo para pagar o seu tratamento e malhas compressivas para as queimaduras e aos 18 anos conseguiu um emprego como motorista e auxiliar na COMPRESS. Ele levava os filhos da empresária Otávia Atala, Magu e Alex Atala, hoje renomado cozinheiro paulistano, para a escola.
Para seu tratamento ser continuado, Helio tinha que permanecer em São Paulo por anos e bateu na porta e foi acolhido pela família de Miguel e Amerisa Juvele e seus filhos: Miguel, Hilton e Amilene Juvele.
Seu Miguel levou o jovem Helio ao renomado Colégio Santa Cruz do Padre Corbel, onde concluiu o primeiro e o segundo graus. Helio foi caseiro, cozinheiro, garçom e trabalhou como serviços gerais por longo cinco anos, o tempo do tratamento no Hospital, tendo passado por 15 cirurgias plásticas.
Helio Godoy participou das Diretas Já
No tradicional Colégio Santa Cruz, teve contato com a mobilização pela redemocratização do País e Diretas Já. Pintou o rosto de verde e amarelo e foi para o Anhangabaú pedir democracia, mas nunca pensava atuar na política partidária.
Helio atende pedido de seus pais Pedro e Tereza e decide cuidar da família, dos próprios pais e irmãos menores, trazendo-os para Sorocaba em 1988, onde montou um pequeno comércio na Vila Barão, o “Mercadinho Godoy”, e em seguida todos os doze irmãos também vieram para Sorocaba.
Com o sonho de voltar a estudar se matriculou em 1996 na Uniso (Universidade de Sorocaba) e formou-se em Ciências Econômicas. Convidado pelo então prefeito Renato Amary, atua na área de Esportes da Prefeitura de Sorocaba e ao mesmo tempo se graduou na Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Administração Pública Municipal.
Já em 2003, líder comunitário e membro da Pastoral da Comunicação da comunidade Católica, deu início ao processo de legalização do Jardim Nova Esperança, em trabalho social iniciado no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, um dos bairros mais pobres da cidade.
Um chamado a vocação de servir
A pedido do partido que militava, o PSDB, que tinha como presidente à época Ikuo Kadiama, seu amigo e conselheiro, aceitou ser candidato a vereador em Sorocaba em 2004 e com apoio da comunidade local e incentivado pelos padres Edson Dáros e Marcos Ribeiro das paróquias São Luiz Gonzaga e do Ouro Fino, respectivamente, foi eleito vereador com 3.043 votos.
Em 2008, sustentado por forte trabalho social juntos aos bairros mais pobres da cidade, foi reeleito o mais votado da reeleição da Câmara de Sorocaba com 6.438 votos.
Quatro anos depois, em 2012, após aprovar suas leis fundiárias que legalizou milhares de imóveis foi reeleito novamente em primeiro lugar com mais de 7 mil votos em Sorocaba. Como vereador trabalhou para criação da Região Metropolitana de Sorocaba, UfsCar (Universidade de São Carlos) e Parque Tecnológico de Sorocaba.
Em 2014, disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa obtendo 21 mil votos no estado.
Helio Godoy faz casas e escrituras
Cumprindo compromisso de dar casa para quem precisa, em 2013 Helio assume na prefeitura e cria a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, dando foco na questão da moradia popular, sendo responsável pela construção de 7.000 mil moradias populares para as famílias pelo programa “Nossa Casa” e cria o programa “Casa Legal”, que entregou mais 10 mil escrituras para as famílias de 20 bairros em Sorocaba
Mais um sonho realizado: Direito e Urbanista
Sempre estudioso, se formou em Direito na Uniso 2015. No mesmo ano Helio realiza um sonho de 30 anos, quando era ainda aluno do colégio Santa Cruz, estudar da USP (Universidade de São Paulo). A convite da urbanista Bete França, coordenadora da pós-graduação da USP, realiza o curso Planejamento e Gestão de Cidades, graduando-se especialista em Urbanismo.
O Republicano
A convite do presidente do PRB, Marcos Pereira, foi candidato a candidatar-se a prefeito de Sorocaba em 2016, aprovado por mais de 32 mil sorocabanos
Atuou como assessor Técnico Legislativo na Liderança do PRB em São Paulo e Coordenador Regional do PRB, na região Metropolitana de Sorocaba e municípios do Sudoeste Paulista.
Em 2018 foi convidado a disputar vaga de Deputado Estadual pelo presidente nacional do PRB, dr. Marcos Pereira também pré-candidato a deputado federal.
“Minha vocação está no servir, sempre, não olho por olho, mas olho no olho, só assim podemos compreender as necessidades do próximo e fazer da política o exercício de trabalhar pelo bem do povo, do bem comum, afirma Helio Godoy.
Depois de tanto trabalho na habitação, escrituras para as famílias, por onde passa o povo logo diz, Helio Godoy, este é de casa!