Helio Godoy quer aumentar repasse às entidades assistenciais

IMG_2752
O vereador Helio Godoy (PRB) defendeu, durante sessão na Câmara Municipal desta terça-feira que o Orçamento de 2016  da prefeitura, e que precisará ser votado e aprovado pelos parlamentares até o fim do ano, assegure um repasse de 100% à manutenção de serviços sociais. A iniciativa beneficiaria centenas de entidades assistenciais que atendem milhares de pessoas com necessidades especiais e portadores de deficiência e que hoje ameaçam fechar as suas portas por falta de apoio do Poder Público e devido aos efeitos da crise econômica nacional.
O parlamentar manteve contato com vários representantes dessas instituições que acompanharam a sessão da Câmara Municipal e protestaram contra o Poder Público. Godoy também protestou severamente contra a responsabilização de vereadores para a manutenção das instituições. Isto porque durante visita à Câmara Municipal a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Maria Edith Di Giorgi, atribuiu aos vereadores a responsabilidade em garantir a aprovação de emendas parlamentares que beneficiem as entidades. Por essa razão, ao se de dirigir ao presidente da Câmara, Gervino Gonçalves, ele afirmou que “tirar a responsabilidade que é do Executivo para vir dizer que os vereadores têm a responsabilidade de repassar recursos às entidades é uma brincadeira que o senhor presidente não deveria aceitar”.
Uma audiência pública nesta quarta-feira, às 14h, debaterá o corte de recursos do Executivo às entidades assistenciais. Helio Godoy também assinou o manifesto elaborado pelas instituições filantrópicas que será encaminhado à Prefeitura cobrando mudanças nos atuais critérios de apoio institucional e financeiro para a manutenção de seus serviços. Entre os quais a elaboração de um termo aditivo para registro de convênios, a destinação de 5% do orçamento municipal à assistência social, garantia de recursos de fonte municipal e que as verbas provenientes do Estado e do governo federal sejam para custeio de equipamentos públicos direcionados ao atendimento prestado pelas entidades assistenciais.