Helio Godoy e lideranças femininas de Sorocaba participam da posse da nova coordenadora estadual do PRB-Mulher

13094411_1193223100689071_1322205679675158450_nprb mulherIMG_6208IMG_6209

Lideranças femininas de Sorocaba e o pré-candidato a prefeito de Sorocaba Helio Godoy participaram em São Paulo da posse da prefeita de Cruzeiro, Ana Karin, como coordenadora estadual do PRB Mulher. 

O evento, realizado nessa quinta-feira, 28/4, na sede do Partido, reuniu lideranças estaduais e nacionais e foi conduzido pelo presidente Marcos Pereira, que exaltou a capacidade de gestão da mulher brasileira e rebateu recente entrevista da presidente Dilma Rousseff (PT) à CNN na qual disse que o “sexismo” no Brasil contribuiu para que o processo de impeachment avançasse.

“A gestão de Dilma é fracassada não porque ela é mulher, mas porque não é política. Eu me relacionava com ela desde os tempos de ministra (de Minas e Energia e depois da Casa Civil) e sempre percebi a falta de sensibilidade para lidar com certos temas”, disparou o presidente doPRB. “Quantas prefeitas temos Brasil afora que são exemplos de capacidade de gestão? Ana Karin é uma delas. O gênero independe”, comparou.

Pereira lamentou que apenas 10% da Câmara dos Deputados é composto por mulheres e destacou a contribuição do PRB ao abrigar duas delas: Tia Eron (BA) e Rosangela Gomes (RJ), coordenadora nacional do PRB Mulher, presente ao evento. O presidente do partido disse que o objetivo é eleger o maior número de prefeitas e vereadoras em 2016 e de ampliar a bancada feminina em 2018.

“Dos oito pré-candidatos às prefeituras de capitais, duas são mulheres: Serys Slhessarenko em Cuiabá (MT) e Aline Gurgel em Macapá (AP). Teremos ainda centenas de mulheres concorrendo em todo o Brasil”, confirmou. A eleição deste ano servirá de base para 2018, quando a intenção é avançar ainda mais. Pereira também já deu o tom do que espera de Ana Karin.

“Assim que deixar a prefeitura de Cruzeiro dia 1 de janeiro de 2017, e tenho certeza que fará seu sucessor, quero você com o pé na estrada percorrendo os 645 municípios do estado para alavancar o PRB Mulher. E em 2018 quero ver você no mínimo candidata deputada estadual ou deputada federal”, incentivou.

Ana Karin assume o lugar da empresária Thabata Yamauchi, que deixou a coordenação do movimento depois de três anos. Em seu discurso, acompanhado atentamente pela sua mãe, dona Edith Andrade, a nova coordenadora agradeceu a confiança, defendeu sua gestão no município de Cruzeiro, revelou seus sonhos de criança e disse não imaginar que estaria à frente de um movimento tão grande como o PRB Mulher.

“Nem nos meus sonhos mais ousados pensei, um dia, ter essa responsabilidade. Não por ausência de capacidade, porque aprendia me habilitar a cada desafio aceito, mas pelo fato de eu ainda ser novata nos quadros do partido”, disse. “Quando criança sonhei em ser juíza, professora e até ginasta olímpica. Gestora, porém, nunca foi o tema das minhas redações de escola. Mas Deus, sábio em todas as providências, me indicou o caminho”.

Ana Karin ingressou na política e, em 2008, foi eleita pela primeira vez prefeita de Cruzeiro, cidade da região do Vale Histórico com quase 100 mil habitantes. “Há sempre diversas maneiras de desenvolver ações que possam melhorar a vida do cidadão. Discursos não enchem caixas d’água, não garantem remédios nos postos de saúde nem uniformes nas escolas”, elencou. “Mais que ser eleita prefeita, é ter a incumbência de cuidar das pessoas”.

 

marcos-pereira-prb-mulher-nova-coordenadora-sp-ana-karin-foto3-anderson-29-4-2016

No PRB Mulher, Ana Karin diz que é um “novo começo”, que dará espaço a “outros recomeços” e trabalhará o protagonismo feminino na política e na sociedade, oferecendo condições para que mulheres brilhantes tenham condições de se posicionar e participar com legitimidade nas corridas eleitorais. “Lugar de mulher é, também, na política. É numa tribuna discutindo o futuro da cidade, do nosso País. A mulher precisa ter voz”.

Para a deputada Rosangela, é sempre importante estar em São Paulo e, desta vez, para dar posse a Ana Karin. “Uma mulher com larga experiência em gestão que tem muito a desenvolver neste estado que é o coração do Brasil”, afirmou. A coordenadora nacional do PRB Mulheracredita que Ana Karin dará continuidade ao trabalho iniciado e desenvolvido por Thabata. “OPRB nos dá a oportunidade de igualdade diante das figuras masculinas”.

Rosangela também testemunhou a favor de Pereira, que desde sua chegada ao partido tem investido na mulher republicana. “O presidente Marcos Pereira não tem medo de dar oportunidade para as mulheres. Ele dá, mas cobra trabalho, cobra resultado, porque acredita no potencial feminino. O PRB é um partido de oportunidades”, finalizou.

O evento ocorreu na sede do PRB São Paulo e reuniu mais de 200 pessoas, entre elas os deputados estaduais Milton Vieira (líder do PRB na Assembleia Legislativa), Gilmaci Santos, Wellington Moura e Jorge Wilson; o vereador da capital Sousa Santos; o vice-presidente estadual do PRB, Sérgio Fontellas; o presidente municipal do PRB, Aildo Rodrigues; o coordenador estadual do PRB Juventude, Peterson Pepe, além de outras autoridades.

marcos-pereira-prb-mulher-nova-coordenadora-sp-ana-karin-foto4-anderson-29-4-2016

Presidente Marcos Pereira entre as republicanas paulistas

Perfil da coordenadora

Ana Karin Dias Almeida Andrade é prefeita reeleita de Cruzeiro (81 mil habitantes – região do Vale do Paraíba/SP), formada em Magistério Especializado em Alfabetização, em Música e em Administração. É pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Marketing Político pela USP e em Gerência de Cidades pela FAAP. Atuou em setores públicos como a Secretaria Estadual do Emprego, no INSS e na Embratur.

Texto: Assessoria Ver.Godoy e Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional ( http://www.prb10.org.br/noticias/prb-estadual/marcos-pereira-empossa-ana-karin-no-prb-mulher-sp-e-rebate-dilma-mulher-sabe-administrar/)
Fotos: Anderson Castro / Ascom – PRB São Paulo