Helio Godoy cobra mais assistência ao Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (NAIS)

IMG_4674

Na sessão desta terça-feira, 19/5, o vereador Helio Godoy cobrou, na Tribuna da Câmara, mais atenção por parte do Poder Público Municipal ao Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba.

Godoy foi um dos vereadores que atuaram em prol da criação do NAIS, uma parceria entre a então Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV) e o SOS – Serviço de Obras Sociais, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O programa é voltado para adolescentes que se encontram em situação de conflito com a lei, sempre visando a sua reintegração na sociedade. Todas as atividades do projeto estão amparadas nas intervenções do serviço social e da psicologia. 

“Na época – explica Godoy – houve um grande movimento, envolvendo vários representantes da sociedade civil, como a Câmara, a OAB e a Promotoria da Infância e Juventude. Foi formada uma comissão e visitamos entidades semelhantes em outras cidades, como Rio Claro e Americana. Depois de muita discussão sobre o trabalho a ser desenvolvido e também sobre a localização da entidade, optou-se pelas instalações da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil”.

Agora, num momento em que aumentam as notícias sobre o envolvimento dos jovens em atos infracionais, houve diminuição dos repasses à entidade, o que está comprometendo o trabalho de acolhimento e acompanhamento dos adolescentes e suas famílias.

O acolhimento é feito através de uma proposta de intervenção imediata com atendimento ao(a) adolescente e sua família por uma equipe multidisciplinar (assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga e profissional de educação física). Por meio de atividades terapêuticas, pedagógicas, físico-esportivas e artísticas, esses profissionais identificam as dificuldades, necessidades e possíveis motivos que levaram o(a) adolescente a cometer a infração.

“É preciso que a Prefeitura cumpra o que foi acordado, de modo que o NAIS continue a desenvolver suas atividades e que também possa ampliar este importante trabalho social realizado em Sorocaba”, enfatiza Godoy.