Godoy participa de celebração ecumênica com lideranças Cristãs
Uma celebração ecumênica no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora da Piedade marcou na noite da última quarta-feira o engajamento de diferentes denominações religiosas no trabalho em prol do ecumenismo em Sorocaba.
A Celebração, presidida pelo padre Ricardo Cirino Vaz, contou com a participação dos vereadores católicos: Helio Godoy (PRB), José Crespo (DEM) e Carlos Leite (PT) e Anselmo Neto(PP) e contou com as presenças dos vereadores Pastores Irineu de Toledo (PRB); Neusa Maldonado (PSDB); pastor Apolo (PSB), além de outros líderes religiosos de denominações evangélicas, também presentes juntamente com todos paroquianos do bairro do Èden.
Dois momentos significativos foram a Partilha do Pão quando os vereadores presentes, simbolizando o gesto de fraternidade e humildade cristã, distribuíram pães aos presentes que lotaram o Centro Social e a Oração Ecumênica do Pai Nosso.
Pai Nosso que estás nos céus. Santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!
A iniciativa amplamente elogiada pelos presentes foi do Padre Ricardo Cirino Vaz que organizou evento, sendo ele indicado pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes para trabalhar o ecumenismo entre as religiões e ações em conjunto. Todos puderam se pronunciar e a avaliação foi totalmente positiva. “Os cristãos devem atuar em conjunto, pois o próprio cristo nos pede “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” , ressalta Godoy
Em seu pronunciamento, Helio Godoy, falou da importância do ecumenismo nestes tempos de divisões sociais, crise econômica, guerras, miséria e o drama de quem não tem onde morar, onde são grandes os desafios par a humanidade. O vereador citou a encíclica do Papa Francisco “Laudato si – sobre o cuidado da casa comum” que exorta a proteção ao meio-ambiente, aos recursos naturais, como sendo a casa comum a toda a humanidade, mas que hoje corre sérios riscos devido a ação degradada do próprio ser humano que polui, destrói e não reconstrói a fonte de seu próprio habitat.
“O que o Papa Francisco nos pede é a conscientização e a união de todos para que possamos garantir a nossa sobrevivência e das próximas gerações. E através do ecumenismo podemos nos unir, sem preconceito de fé, em ações conjuntas duradouras, entre as religiões”, salientou Godoy.
Em novembro será realizado outro encontro dando sequência aos trabalhos iniciados pela Pastoral Ecumênica da Arquidiocese, dando continuidade ao tema ecumenismo, assim como será realizada Audiência Pública na Câmara em prol da Campanha da Fraternidade Ecumênica, também com apoio da equipe arquidiocesana da CFE 2016.