Espaço Republicano recebe grupo de mulheres para debate com Helio Godoy sobre políticas públicas
Cerca de 60 pessoas – a maioria pré-candidatas a vereadoras e convidadas – se reuniram no espaço republicano para apresentar e discutir propostas e ideias com o pré-candidato a prefeito pelo PRB. Na pauta: fortalecimento dos conselhos, políticas públicas e combate à violência contra a mulher; prevenção às drogas e melhoria na educação.
Saúde e habitação também foram temas abordados. Para Godoy, é preciso olhar para todas as áreas com a mesma preocupação e atenção. Mesmo porque a falta de condições dignas de moradia resulta em problemas de saúde e agrava a desagregação social e familiar. Igualmente, a falta de saneamento básico e o déficit no atendimento da saúde afetam o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Sem prevenção à saúde, educação e lares estruturados, sobretudo os jovens ficam mais expostos às drogas, à promiscuidade e à violência.
A propósito, em relação à segurança, Godoy disse que – além de fomentar a integração entre todos os agentes e órgãos públicos (polícias civil, militar e federal e a guarda municipal), o Poder Público Municipal tem de fazer investimentos permanentes no efetivo e nos equipamentos da guarda municipal, incluindo sistemas de comunicação e monitoramento de todo o município. Com o uso da tecnologia, é possível desenvolver operações preventivas e repressivas, evitando, por exemplo, que os policiais se exponham e sirvam de alvo para os criminosos. Segundo Godoy, a Municipalidade também tem a responsabilidade de promover ações complementares e preventivas nas escolas, associações de moradores e entidades empresariais e sindicatos. Igualmente, deve realizar programas de prevenção à violência em todos os âmbitos – sobretudo contra as mulheres e as crianças. É fundamental investir ainda em melhores condições de moradia e de saneamento, bem como atrair e manter os jovens por mais tempo nas escolas e nos centros esportivos, de modo a evitar que sejam assediados e cooptados pela marginalidade.
A maior parte das intervenções foi em relação à educação. Houve relatos sobre o déficit de mais de 600 auxiliares de ensino, sobre a ociosidade em unidades de período parcial enquanto as creches de tempo integral estão superlotadas e também sobre o atendimento às crianças com dificuldade de aprendizagem e déficit de atenção. Helio Godoy disse que houve mesmo um retrocesso na área de educação nos últimos anos, “mas é possível,sim, retomar os bons projetos, implantar inovações e retomar o prestígio que a rede municipal de ensino sempre teve”. Para Godoy, há muitos projetos inovadores e arrojados que podem ajudar a transformar o jeito de transmitir conhecimento, mas nada substitui o professor. “Por isso, o Poder Público tem de investir permanentemente na sua valorização, capacitação e desenvolvimento. Atenção especial aos profissionais da educação e também às famílias. Lares estruturados e escolas equipadas motivam o aprendizado das crianças e estas, por sua vez, também estimulam o processo de educação dos pais.”
O encontro, que começou com uma dinâmica de envolvimento e motivação, conduzida por Maria Alice Gonzaga, do PRB Mulher, reuniu também pré-candidatos a vereador, suas esposas e assessoras, e as pré-candidatas dos partidos (PRB, PRTB, PT do B, PSL) que já sinalizaram que vão apoiar a pré-candidatura de Helio Godoy à Prefeitura: Aline Brandimarte, Eliana dos Santos, Fernanda Rafanini, Gisele Jacob, Maria da Penha, Maria do Carmo, Maria Tereza (Teca), Mariceia Oliveira e Rubia Oliveira.