Godoy participa de lançamento da Campanha da Fraternidade pelo Arcebispo Dom Eduardo.

 

image image

Católico e membro do Conselho de Leigos, o vereador Helio Godoy (PSD) participou, no último sábado (14), da apresentação do texto básico da Campanha da Fraternidade de 2015 pelo Arcebispo Dom Eduardo. 

Tendo como lema Eu Vim para Servir, o tema deste ano – Fraternidade: igreja e sociedade – propõe reflexão e discussão sobre os principais desafios atuais da sociedade brasileira.

A convite de Anice de Almeida, coordenadora arquidiocesana da Campanha da Fraternidade, e como membro atuante na Comissão Fé e Política do Conselho de Leigos, Helio Godoy destacou a pertinência do tema e, a exemplo dos anos anteriores, agendou uma sessão na Câmara para o mês de março com o objetivo de aprofundar e discutir as propostas da CNBB.

“O tema é muito oportuno, uma vez que quase todos os estados – notadamente os do Sudeste – onde está a maioria da população – enfrentam crise ou colapso no abastecimento de água, por exemplo, além de muitos outros problemas decorrentes da rápida urbanização”, diz Godoy, que é especialista em habitação popular e regularização fundiária.

“O Brasil passou de pouco mais de 70 milhões de habitantes na década de 60 para mais de 200 milhões; hoje, 85% dos brasileiros vivem nas cidades. Isso fez com que aflorassem inúmeras mazelas urbanas, como a favelização, falta de transporte e enchentes. Isso sem falar da falta de planejamento e ações preventivas, tanto para o atendimento na área de saúde quanto, como se verifica agora, no saneamento básico, com a precariedade no abastecimento de água”, diz o parlamentar, acrescentando que o tema da Campanha da Fraternidade vai propiciar a discussão, reflexões e, certamente, sugestões para a solução de boa parte dessa realidade. 

E nesta quarta, 18, Godoy também participou do lançamento oficial da Campanha da Fraternidade durante a missa de cinzas celebrada pelo arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e pelo Padre Tadeu, na Catedral de Sorocaba, marcando também o início da quaresma. (na foto abaixo, Godoy e os filhos Pedro e Ana Júlia levando o ofertório).

 

 

 

 

 

“O período quaresmal, para nós cristãos, é o momento propício à reflexão, oração, arrependimento e perdão. Devemos refletir sobre as nossas ações, jejuar e orar até a chegada da Páscoa, quando celebramos a Ressureição do Senhor Jesus”, diz Godoy, que também  recebeu as cinzas.