Helio Godoy participa de benção abacial de Dom Celso e se reúne com prefeito de Itaporanga
Na segunda-feira, 26/01, Helio Godoy participou da benção abacial de Dom Celso Lourenço de Oliveira, o quarto abade a assumir a responsabilidade pelo Mosteiro Nossa Senhora de Santa Cruz (da ordem Cisterciense). Padre Celso, atual Dom, atuou nas paróquias vinculadas à abadia por 40 anos e agora tem a missão de ser o orientador espiritual, tanto na formação dos monges, quanto na vida cristã da comunidade.
A abadia de Itaporanga levou quase quarenta anos para ser concluída e deu origem, na década de 1930, à primeira indústria da região: uma olaria no bairro Mosteirinho. A comunidade cisterciense foi implantada em Itaporanga com orientação e apoio de Dom José Carlos de Aguirre, da Diocese de Sorocaba, que era uma das maiores do estado e abrangia toda a região sudoeste, até a divisa com o Paraná. Dom Aguirre, notando a dificuldade para atender a diocese, pela dificuldade de locomoção, apoiou a ordem cisterciense (monges alemães) a implantar o mosteiro. Na época, era a maior construção do Estado; hoje, a Abadia é considerada a terceira maior igreja da América Latina. Até hoje, os monges mantém uma fazenda com cultivo de gado e criação de peixes, para a manutenção do mosteiro, que já proporcionou a formação de centenas de padres. Entre os mais ilustres, está Dom Orani Tempesta, atual cardeal do Rio de Janeiro.
Helio Godoy, que foi catequista e membro do grupo de jovens da Igreja, acompanhou boa parte dessa história e se considera filho espiritual da diocese de Sorocaba, uma vez que recebeu o batismo na Abadia quando a diocese ainda não tinha sido desmembrada, o que ocorreu em 1968, dando origem às dioceses de Itapetininga e Itapeva.
Por isso, sempre que vai a Itaporanga, Godoy faz questão de visitar a Abadia e tomar a benção dos religiosos, o que faz desde os tempos de Dom Estevam (abade por 35 anos), tido como seu orientador espiritual e referência religiosa. Emocionado, lembra-se das conversas e de um pedido feito por dom Estevam: “um dia, ele apertou forte a minha mão e pediu para que eu cuidasse da nossa gente, mesmo longe, como das famílias que migraram para Sorocaba”.
Visita ao prefeito
Além de participar das celebrações e missas solenes na Abadia, Helio Godoy aproveitou a viagem para reunir-se com o prefeito Zé do Nute e visitar alguns bairros e comunidades rurais, como o bairro Santo Antonio, um dos mais carentes em serviços públicos, como saneamento básico (água encanada e tratamento de esgoto) e regularização fundiária.
A visita ao prefeito foi combinada durante encontro no sábado, dia 24 (veja notícia abaixo) com ministro das cidades, Gilberto Kassab. Do mesmo partido do ministro (PSD), Godoy representou Sorocaba e novamente se colocou à disposição para ajudar os municípios em uma das suas principais áreas de atuação: a habitação popular e regularização fundiária. Também agradeceu aos amigos e apoiadores os milhares de votos recebidos na Sudoeste na eleição de outubro, quando obteve 20.151 para deputado estadual.