Godoy defende integração regional para a mobilidade urbana
O Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana do Município deve privilegiar a integração regional para facilitar o acesso de bairros limítrofes de Sorocaba com outros municípios. Essa é a proposta defendida pelo vereador Helio Godoy (PRB) e que abordou o assunto na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal.
Os parlamentares começarão a debater o Plano elaborado pela Prefeitura e que, desde o ano passado, chama a atenção para o futuro da cidade. Godoy já havia presidido, no dia 14 de abril de 2015, audiência pública que aprofundou o debate em torno de temas como acessibilidade, transporte público, trânsito e pedestres. O vereador pretende apresentar várias emendas ao projeto como forma de aperfeiçoar a sua implantação no município.
Segundo ele é preciso repensar o traçado de ruas, por exemplo, que terminam em áreas isoladas mas que, por falta de travessias como pontes, impedem o acesso de moradores a cidades vizinhas como é na região do bairro Ipatinga, próxima de Iperó. O mesmo acontece com outros bairros sorocabanos que, próximos à divisa com Araçoiaba da Serra, tem a circulação de pessoas e veículos restritos devido a falta de acesso por vias públicas.
O vereador explica que o planejamento urbano moderno deve planejar a facilidade de acessos do gênero, eliminando obstáculos naturais e interligando regionalmente bairros aos municípios que fazem divisa com a cidade de origem do morador. “Com a integração existe maior circulação de pessoas o que impacta positivamente na economia local, fortalecendo o comércio e até gerando empregos”.
Helio Godoy reforça que Sorocaba, agora como sede de Região Metropolitana, precisa pensar o seu futuro de forma planejada, principalmente para privilegiar o pedestre e depois a locomoção veicular. Por essa razão outra de suas preocupações também é com a acessibilidade de calçadas e que, tanto nos bairros como na região central, o desnível e construções irregulares penalizam idosos, portadores de deficiências, gestantes e crianças. Nesse sentido ele reforça que “é preciso intensificar a fiscalização do Poder Público junto às construções em Sorocaba”.
O vereador salienta que os projetos urbanísticos atuais de grandes centros urbanos e países desenvolvidos, asseguram a locomoção das pessoas pensando o conceito de sustentabilidade. “Em São Paulo a mobilidade urbana é planejada em 1/3 para o tráfego, outro 1/3 destinado ao transporte coletivo e 1/3 para pedestres. É preciso evitar que o maior espaço de locomoção seja para veículos devido ao congestionamento, a poluição e o comprometimento da qualidade de vida das pessoas”, observou.
Helio Godoy aponta que, em Sorocaba, atualmente, a locomoção para carros é de cerca de 40%, transporte coletivo outros 30% e pedestres apenas 20%. Segundo ele ainda o regramento das calçadas deve ser estabelecido por um Plano Municipal de Calçadas que deve fazer valer o seu poder de fiscalização e disciplina das construções.
“A integração logo será uma regra estimulada pela Região Metropolitana que terá o seu Plano Diretor Metropolitano e de Mobilidade. Por isto o pedestre hoje é a prioridade”, concluiu o vereador.