Residencial Bem Viver entrega chaves
A primeira entrega das chaves do Programa Nossa Casa, desenvolvido na gestão de Helio Godoy (PRB) quando foi secretário municipal de Habitação entre 2013 e 2014, aconteceu nesta quinta-feira no Residencial Bem Viver com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD). A cerimônia teve transmissão ao vivo de uma vídeoconferência com a presidente Dilma Rousseff. Ela falou com beneficiários do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, “Casa Paulista” e “Nossa Casa” de seis cidades brasileiras, incluindo Sorocaba.
“Para nós que colocamos o primeiro tijolo nesta obra é uma satisfação agora ver todo o ciclo do projeto cumprido, ou seja, desde quando secretário convocamos as famílias para preencher um cadastro, depois a apresentação, aprovação do projeto e início das obras”, lembrou Godoy que destaca agora ser importante a Prefeitura retomar programas habitacionais na cidade.
Quando Helio Godoy assumiu a secretaria municipal da Habitação em fevereiro de 2013 ele intensificou a aprovação de novos empreendimentos como o Residencial Parque da Mata (320 unidades), Viver Melhor (416 unidades) e Bem Viver (144 moradias) e deu continuidade aos já existentes Residencial Carandá (2.560 unidades) e Altos do Ipanema (2.160 unidades).
“O balanço é positivo, apesar de que naquela época haviam mais recursos. Hoje está sendo mais difícil consolidar novas moradias; contudo, isso já é um marco para a cidade. Agora precisamos buscar verbas para atender a faixa salarial de quem ganha menos de R$ 3 mil e a partir de R$ 1.000,00. Em seu discurso Gilberto Kassab prometeu que se empenhará para atender essa demanda no município.
Adriana Manoel Lopes foi uma das primeiras a ser chamada na lista da Caixa Econômica Federal (CEF) para assinar o contrato de seu apartamento de 47 metros quadrados. Emocionada, a dona-de-casa não vê a hora de se mudar com a família e agradeceu o empenho de Godoy. “Achei muito importante o trabalho dele porque senão fosse isso não estaríamos recebendo a nossa chave. O Helio Godoy nos ajudou e agora estamos aqui hoje, afinal, eu estava há 7 anos tentando conseguir uma casa própria”.
O casal Vagner Donizete de Oliveira e Ivair de Oliveira estavam maravilhados. Ele explicou que morando no Jardim Sandro André II paga aluguel social da Prefeitura. “Agora vamos nos desligar desse projeto direto para a nossa casa”.
Carina de Fátima Camargo, operadora de tráfego, estava com os olhos lacrimejados, enquanto assinava o contrato de seu apartamento e, em seguida, recebeu as chaves. “Eu não estou acreditando que estou tendo uma casa pra mim e meus filhos. Isso foi um presente de Deus. Eu moro no Jardim Ipanema e pago aluguel há 9 anos, mas agora é vida nova a partir de 2016. O Godoy sempre me ajudou e estava do meu lado quando precisei e desejo que Deus o abençoe muito”.
José Carlos Alves, aposentado, passou a ter deficiência física após um acidente de carro e agora vai morar sozinho no Residencial Bem Viver. A sua irmã, Marli Marta Alves, lembrou desde quando procurou o escritório político de Helio Godoy, em 2013. “Foi quando fizemos a inscrição para o Programa. Pra mim é um sonho ver o meu irmão com a sua casa Agradeço ao Godoy, a Isaura, a Maria Alice, a todo o pessoal do gabinete que nos ajudou”.
O pintor César Figueiredo dos Santos chorou quando pegou as suas chaves. “Pelo salário que a gente ganha um terreno é muito caro e quero agradecer à Deus porque é uma benção. Eu jamais imaginei que seria sorteado. Eu também agradeço muito ao vereador Helio Godoy por tudo o que fez para esta conquista”.