Na semana do Meio Ambiente, Godoy enfatiza a necessidade de proteção aos mananciais e a importância do uso racional da água.
O vereador Helio Godoy lembra, neste dia 05 de junho, a importância de ações para a melhoria da qualidade e da quantidade das águas no município de Sorocaba, como propõe no Projeto Conservador das Águas, já apresentado na Câmara e que visa incentivar a preservação dos mananciais.
“O uso de produtos químicos no campo e nas cidades e a exploração sem controle de poços e sistemas de irrigação comprometem, cada vez mais, o lençol freático e os reservatórios”, afirma Helio Godoy na justificativa do Projeto que apresentou na Câmara. “Sorocaba, como sede de região metropolitana, deve servir de referência na preservação das fontes naturais de água. Mas isso só será possível com o envolvimento de toda a sociedade, especialmente dos proprietários urbanos e rurais, objetivo do meu projeto”, acrescenta o parlamentar que se baseou em projeto semelhante implantado com sucesso no município mineiro de Extrema e que já foi motivo de diversas reportagens – incluindo o Globo Rural e o Jornal Nacional da Rede Globo – como bom exemplo na conservação dos mananciais. “A nossa proposta prevê levantamento das nascentes e cursos de água e ampliação das áreas com cobertura vegetal em torno de rios, córregos e minas, a fim de evitar a degradação e garantir a preservação de importantes recursos hídricos, como o Rio Pirajibu e o Ipaneminha, por exemplo, entre outras tantas fontes naturais”, diz Godoy. Ele defende que, além de Sorocaba, “os rios de toda a região devem ser mais bem preservados, para garantir água potável, de vital importância para as famílias, e também para o abastecimento das indústrias e a irrigação das lavouras nos nossos municípios”, ressalta.
Godoy também é autor de outros projetos em prol do meio ambiente: o que proíbe o uso de produtos químicos na chamadas operações mata-mato e o que estabelece a obrigatoriedade do uso racional e reuso de água nos órgãos públicos municipais.