Godoy e vereadores da Comissão de Ciência e Tecnologia visitam Porto Digital de Recife
Os vereadores da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Sorocaba, Muri de Brigadeiro (PRP), Izídio de Brito (PT) e Helio Godoy (PSD), visitaram na última sexta-feira, 29, o Porto Digital de Pernambuco, em Recife. “O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento, principais projetos e os benefícios do Porto Digital também em termos de desenvolvimento de tecnologia aplicada aos serviços públicos”, diz Helio Godoy, atual membro e autor da proposta que criou a Comissão de Ciência e Tecnologia na Câmara de Sorocaba
Criado há 15 anos, o Porto Digital ajudou a revitalizar o centro velho de Recife, área antes abandonada, e agora está expandido sua atuação para outras regiões do Estado, como Petrolina e Caruaru. Considerado um dos mais importantes polos de tecnologia do Brasil, atende a 250 empresas, com a geração de 7.100 empregos.
Em nota veiculada no site Coover (ao lado), os vereadores disseram que a visita foi muito importante também para compreender o funcionamento e a dinâmica adotada pela entidade mantenedora no fomento e no desenvolvimento de novos negócios, principalmente ligados à criação de softwares e hardwares e no atendimento de nichos específicos de mercado ligados à tecnologia de informação.
Muri, presidente da comissão, ficou surpreso com os diversos cursos que são realizados pelo porto e pela parceria com as instituições, focados na demanda apontada por pesquisa feita pelo próprio parque tecnológico. “Preparando os jovens para a empregabilidade, oportunidades reais de trabalho vêm sendo criadas a partir destas ações em articulação com as empresas instaladas”, conta Muri.
Izídio de Brito disse que “o que mais chamou nossa atenção é o modo de gestão que é democrático, tendo 19 integrantes, sendo representantes das empresas do próprio parque, de empresas de outros setores produtivos relacionados ao Porto Digital, da universidade, da Prefeitura da Cidade do Recife e do Governo do Estado”.
Para Helio Godoy, “a mobilidade urbana, as intervenções feitas na cidade e as restaurações são exemplos que devem ser utilizados para pensarmos o desenvolvimento urbano de Sorocaba. Podemos abrir mais o debate para avançarmos em estudos sobre Tecnologias Aplicadas à Mobilidade Urbana”.