Godoy participa de reunião do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano da Região de Piracicaba

parlamento piracicaba O vereador Helio Godoy participou nesta quinta-feira (14/5) da reunião do Parlamento da Região de Piracicaba. A reunião foi na Câmara de Rio Claro, uma das 22 cidades que integram o aglomerado urbano da região de Piracicaba. O objetivo da visita foi conhecer a dinâmica do parlamento regional, fomentado pela UVESP- União dos Vereadores do Estado de São Paulo, da qual Godoy é diretor regional  e um dos coordenadores do Parlamento Metropolitano a ser formado com representantes das câmaras municipais da Região Metropolitana de Sorocaba, conforme proposta aprovada em sessão plenária do Congresso Paulista de Municípios, realizado em abril, em Serra Negra, e do qual participaram vários vereadores da Região.
Os parlamentos realizam sessões e eventos temáticos, para a discussão de boas práticas e dos problemas comuns, como a Dengue e o

atendimento na área de saúde. Segundo Gabriel Ferrato (PSDB),  presidente do Parlamento do Aglomerado e prefeito de Piracicaba, a cidade não vive uma epidemia de dengue porque a Municipalidade fez a lição de casa: antecipou as campanhas de conscientização e os mutirões de limpeza. Também está sediando – com bons resultados – as pesquisas com uma espécie de mosquito transgênico.

No caso do Hospital Regional, o parlamento está participando das discussões nas câmara técnicas para a definição das prioridades de atendimento.

Godoy disse que a reunião em Rio Claro foi muito positiva, tanto no aspecto de organização e funcionamento do Parlamento Regional, quanto na dinâmica de atuação em relação aos temas de interesse da região. E, utilizando o próprio exemplo do Hospital Regional de Piracicaba, diz que ação semelhante poderia ser desenvolvida pelo Parlamento Metropolitano de Sorocaba. “As cidades que serão beneficiadas pelo Hospital Regional a ser construído na Raposo Tavares, pelo que sabemos, ainda não foram consultadas. Com base nas necessidades locais e nos dados técnicos dos órgãos responsáveis pela saúde nos municípios e no Estado, o Parlamento Metropolitano poderia discutir as sugestões e encaminhar as propostas das especialidades a serem oferecidas no novo hospital, de modo a evitar duplicidade com a Santa Casa e Conjunto Hospitalar. Um desses hospitais ficaria focado no atendimento das doenças contagiosas, outro em cirurgias cardíacas e o terceiro em oncologia, por exemplo.”

Helio Godoy acrescenta que outro o objetivo do Parlamento é difundir as boas práticas e assegurar que a governança e as políticas públicas respeitem as características e necessidades regionais. “Uma agenda construtiva, propositiva, que faça valer a importância político-institucional da vereança e abra caminho para um salto de qualidade da atuação dos agentes políticos. Para a Região Metropolitana cumprir com eficácia a sua função, vai ser preciso um consenso em torno das ações desenvolvidas pelos municípios, como por exemplo os planos diretores, o que pode ser obtido por meio de um trabalho do Parlamento Metropolitano que também terá a responsabilidade de ser a caixa de ressonância dos anseios da população regional.”

Nesta linha, o Parlamento do Aglomerado de Piracicaba já agendou para o próximo dia 03 de junho uma reunião extraordinária em Araraquara para a discussão da Reforma Política em curso no Congresso Nacional. Vão ser convidados  deputados federais e o líder da bancada paulista, o deputado Milton Monti.

Godoy diz que ação semelhante deverá ser realizada na Região de Sorocaba, uma vez que muitos vereadores já aderiram à ideia do Parlamento Metropolitano e também querem discutir com os deputados federais da região as implicações das mudanças na governança municipal.