Godoy compartilha a alegria e emoção das famílias na visita e escolha de suas novas moradias no Residencial Bem Viver, no Cajuru

20150411_110027

O vereador Helio Godoy (PSD), presidente da Comissão Permanente da Câmara e ex-secretário de Habitação de Regularização Fundiária, participou neste sábado, 11/4, da escolha e atribuição das unidades às 144 famílias que vão ocupar o residencial Bem Viver, no Cajuru. “Há dois anos, como secretário de habitação, assentamos os primeiros tijolos e agora, com muita alegria, participamos deste momento inesquecível para as famílias”, disse emocionado Helio Godoy, que, junto com representantes da Prefeitura, da Câmara , da Caixa Federal  e da Comissão Municipal da Habitação,  acompanhou os futuros moradores na visita ao Residencial.

20150411_110758As unidades térreas serão ocupadas pelos portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida  e pelos idosos; as demais por famílias sorteadas com os critérios do programa Minha Casa Minha Vida. “Foi uma manhã de muita emoção, para as famílias e para nós também, uma vez que, depois de mais de vinte anos, retornamos a construção e entrega de moradias para as famílias por meio do poder público”.

O atual secretário da Habitação e Regularização Fundiária, Toni Silveira, destacou o trabalho desenvolvido por Helio Godoy à frente da Secretaria, quando foi criado o programa Nossa Casa e realizado o  cadastro habitacional, bem como iniciadas as obras que estão sendo entregues agora pela administração do prefeito Pannunzio, em especial esta no Cajuru,  por ter sido a primeira obra do Governo.  20150411_104056

Em seu discurso, em nome do Poder Legislativo, o vereador Helio Godoy destacou a necessidade de os políticos “sempre cumprirem o que prometem nas campanhas”, enfatizando que na área da habitação isto está sendo feito. “Na campanha foram prometidas pelo menos cinco mil novas moradias e nós, atuando no executivo,  iniciamos estas aqui neste conjunto, desde a colocação do primeiro tijolo; hoje, as famílias recebem o resultado do nosso trabalho: um lar para morar com dignidade. É preciso  agradecer a Deus e um culto ecumênico na primeira semana na casa nova  poderá ser este momento de grande encontro das famílias do condomínio Bem Viver. Só depende vocês, pela  união de todos, viver bem aqui neste local”, disse em momento de muita emoção.

20150411_112305Helio Godoy foi secretário da habitação de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014, retomou e agilizou processos e iniciou novos projetos, permitindo a construção – com recursos dos programas Minha Casa, Minha Vida e Casa Paulista – de 5.600 moradias destinadas a famílias de baixa renda (até 1600 reais por mês). Além das 144 unidades do Bem Viver, já foram sorteadas as 320 do Parque da Mata e as 2.560 do Carandá. As famílias sorteadas estão preparando os documentos e em breve também poderão realizar o sonho da moradia própria.

Outras 2.576 unidades (2.160 no Altos de Ipanema e 416 no Viver Melhor, no Jardim Betânia, na Vila Helena) deverão ser sorteadas nos próximos meses. “Quando deixamos a Secretaria, havia projetos em andamento para a construção de pelo menos mais quatro mil moradias, atendendo parte da demanda na região da Rodovia Raposo Tavares, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Jardim Ipatinga. Agora, vamos cobrar da Prefeitura informações sobre estes projetos e os planos para a continuidade do Programa. Como 40 mil famílias fizeram o Cadastro Habitacional, há ainda uma grande demanda e a Municipalidade precisa dar respostas a estas famílias que ajudam no desenvolvimento da cidade mas que não conseguem sequer comprar um lotinho, sendo obrigadas a viver de favor na casa de parentes ou pagar aluguel, muitas vezes em péssimas condições”, diz Godoy. 20150411_111259

“O Bem Viver é um dos melhores empreendimentos iniciados nos chamados vazios urbanos, áreas em locais perto de toda infra-estrutura. Este, por exemplo, fica no centro do bairro Cajuru, ao lado da Avenida Independência, região já atendida por escolas, postos de saúde, igrejas, comércios, esporte e lazer, além de terminal de ônibus e boa oferta de empregos. As famílias que vão se mudar para o conjunto terão toda a  rede de infra-estrura para atendimento de suas necessidades”, enfatiza Helio Godoy. Além disso, elas serão acompanhadas e orientadas, neste momento de mudança, pelo Serviço Social, implantado na Secretaria de Habitação também na gestão de Godoy, que foi saudado pelas famílias e convidado para a visita às suas futuras residências. “Foi um dia muito especial, não só para as famílias, mas para mim também como cidadão e gestor público que luta já há muitos anos pela moradia popular para quem mais precisa; um lar muda a vida de uma família e faz uma cidade muito mais justa”, conclui Godoy.